Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Leitura de imagens Futebol em Brodósqui- Portinari



Professor, após os alunos observarem a tela e lerem sobre Cândido Portinari, explique-lhes, que conheceram dois tipos de textos diferentes. O primeiro uma obra de arte e, o segundo, uma pequena biografia do artista.
Professor, aproveite este momento caso ainda não tenha falado para explicar o que é uma biografia.
Lembrando que: Biografia é uma descrição ou história da vida de uma pessoa.
Proponha que os alunos façam a interpretação da obra e biografia do artista estudado. Passe na lousa as perguntas ou distribua cópias para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.

Interpretando a obra e a biografia de Cândido Portinari

a)      O que essa pintura representa?
_______________________________________________________
b)      Escreva o nome de duas cores utilizadas pelo artista nessa tela.
____________________________________________________
c)      Qual o título da obra?
___________________________________________________

d)     Do que você mais gostou na pintura?
__________________________________________________

e)      Onde e quando Portinari nasceu?
_________________________________________________

f)       Além de pintar telas, o que mais Portinari fez que o deixou famoso em vários países?
___________________________________________________

Professor, após os alunos responderem as perguntas, faça a correção coletiva e aproveite para esclarecer dúvidas que surgirem sobre o assunto.
Proponha como atividade de CASA que os alunos produzam um texto sobre a tela “Futebol em Brodósqui” de Cândido Portinari. Distribua cópias da tela para que eles tenham como instrumento para a produção do texto.

aula texto 10
Fonte: Imagem da própria autora.

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula convidando os alunos para lerem suas produções feitas em CASA sobre a tela de Cândido Portinari, estudada na aula anterior. Aproveite este momento para observar o nível do domínio da língua escrita de seus alunos.

Após os alunos lerem suas produções, apresente a história “Os sapos”, retirada do livro “A bruxinha atrapalhada” escrita por Eva Furnari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário